SURGE A ANAMOS: BRASIL GANHA SUA PRIMEIRA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESSOAS NÃO MONOGÂMICAS
- Luis Moreira
- 18 de jun.
- 1 min de leitura
No dia 26 de janeiro de 2025, uma verdadeira revolução aconteceu no Brasil: foi fundada a ANAMOS – Associação Nacional de Coletivos e Pessoas Não Monogâmicas, a primeira organização nacional dedicada a defender os direitos, a visibilidade e o fortalecimento político da população não monogâmica.
Com mais de 2 mil participantes reunidos em 20 encontros simultâneos, em 11 estados das cinco regiões do país, a ANAMOS nasce com uma missão clara: organizar a luta por direitos sociais e criar espaços seguros para quem vive fora do modelo monogâmico.
A direção nacional é formada por 40 pessoas, com 60% de mulheres, representando todas as regiões brasileiras. A associação coloca no centro da sua atuação as pautas de pessoas pretas, LGBTQIA+, neurodivergentes e mulheres, afirmando que a não monogamia será coletiva ou não será.
Entre as pautas prioritárias da ANAMOS estão o reconhecimento legal das polifamílias, previdência social para múltiplos vínculos afetivos, e a criação de espaços de educação e formação política para ampliar o debate em todo o país.
“Estamos fazendo história. A ANAMOS é um marco. Pela primeira vez, a não monogamia se organiza nacionalmente com base em justiça social, diversidade e afeto coletivo.” – afirma uma das coordenadoras da nova gestão.
Prepare-se: a não monogamia está se levantando. E está organizada.









Comentários